quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Propósito de Piratas


Retirada de www.gpdesenhos.com.br

(...)
"Ora, como a barbárie é mais contagiosa do que a civilização."

José Manuel Fernandes, in Público de 13/04/09

A questão é e quem são os piratas? Os malvados somalis com as suas armas de meia tigela mas que não enganam ninguém? Ladrões assumidos! Ou os bons samaritanos do ocidente com o seu armamento de filme de ficção científica e que roubam escondidos nos seus fatos e gravatas?
O Miguel Esteves Cardoso escreveu, no mesmo jornal, que acalenta um desejo secreto de ser Pirata e eu confesso que também gostaria e bem lá no fundo até os compreendo.
Ou Pirata ou Semideus? Semideus! A entrada no Templo merece o sacrifício da liberdade e da honestidade!

A Culpa Morre Solteira


Retirada de "In my darkest hour"

(...)
"As pessoas com sentimento de culpa não sofrem de depressão nem de baixa auto-estima."
(...)
"Nas culturas orientadas para a culpa a pessoa assume os valores e regras como seus, como algo que tem que ver com aquilo que é e quer ser. Já as pessoas (e culturas) com tendência para a vergonha têm essas regras e valores muito dependentes do exterior. Embora não deixem de os admitir como seus, fazem-no mais por uma sensação de dever, por uma preocupação com a sua imagem social e não tanto por convicção profunda."
(...)
João Moreira, Professor de Psicologia in Notícias Magazine de 12/04/09

Após a leitura deste artigo só pensava de que forma podemos educar para a culpa e não para a vergonha ou seja como obter, no final de um ciclo de ensino, uma catrefada de culpados em vez de um magote de envergonhados?
A escola promovida por Semideuses e ouso escrever a cultura transmitida pelos mesmos, é orientada para a educação da vergonha. Uma pergunta frequente quando fazemos uma "asneira" é "Não tens vergonha?" e nunca "Não tens culpa?" O resultado é uma série de envergonhados deprimidos!
Agora entendo a frase "A culpa morreu solteira", ninguém a quer por companheira! Dá muito trabalho, faz sofrer, obriga à introspecção, obriga a fazer escolhas e a assumir as consequências de forma individual. A vergonha, por outro lado, ajuda-nos a esconder no colectivo, facilita as escolhas e é suave no castigo.
Para entrar no Templo vou ter que me libertar desta companheira maldita que me atormenta nas horas mais inconvenientes! Tentar dormir e a maldita a dar o seu sermão predilecto! O primeiro passo é comprar uns comprimidinhos e preparar-me para a depressão!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Embriagar

"Sinto-me renascido a cada momento para a eterna novidade do mundo"

Alberto Caeiro


Neste últimos dias tenho-me deparado, constatado com uma enorme quantidade de Semideuses fãs de antidepressivos, calmantes, soníferos,... Confesso que por vezes também me apetecia embriagar com um desses "salvadores da felicidade" mas depois lembro-me de Caeiro e olho para os lados.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Índices


"(...)
Os institutos de pesquisa económica internacionais fornecem continuamente dados. Produzem-nos como carne quotidiana para os jornais, as revistas, os partidos políticos. O célebre índice "big mac", por exemplo, que considera tanto mais florescente um país quanto mais cara é a sandes nos McDonald´s. Por sua vez, para avaliar o estado dos direitos humanos os analistas observam o preço a que é vendida a kalashnikov. Quanto mais barata é a metralhadora, mais os direitos humanos são violados, o Estado de direito está gangrenado, a ossatura dos equilíbrios sociais está podre e em desagregação.
(...)"

Roberto Saviano in Gomorra