quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Analfabetos

"As pessoas que sabem ler e escrever têm dificuldades para compreender o impacto total do analfabetismo.
Num mundo que funciona com leis, regras e instruções escritas, o analfabetismo é uma cruel desvantagem, quando se trata de participar em decisões que afectam a vida. Equivale a ser deficiente uma vez que limita as oportunidades de trabalho, reduzindo-as às tarefas mais servis e mal pagas. Significa ser incapaz de ler instruções num pacote de sementes, numa lata de leite em pó ou numa embalagem de contraceptivo oral. Significa ser incapaz de ler jornais, placas de ruas ou sinais de alerta. Traduz a incapacidade de saber se os seus direitos são respeitados, assim como de verificar se um título ou uma escritura estão incorrectos."

Adaptado de "Cuidar o Futuro", Comissão Independente para a População e Qualidade de Vida, Trinova, 1996



As regras sociais e económicas deveriam se basear nos afectos. Para comprar uma casa ou um carro bastava saber ser solidário; para se fazer a disciplina de Matemática bastava saber ser bondoso; para se ser colectado bastava saber amar; . . .
Quem tivesse capacidades como a inveja, a hipocrisia, o ódio, . . . não poderia aceder a um crédito bancário, nunca acabaria o Ensino Básico, nunca beneficiaria de ADSE, . . .
E assim, as conversas com os Semideuses, grandes leitores e escritores, seria do tipo: "Então, a casa?" Resposta: "Não me concederam o empréstimo. Só para quem não sabe assinar."; Então, a Matemática?" Resposta: "Não percebo nada do que a professora sente!"; "E a tua reforma?" Resposta: "Nunca pude fazer descontos, sabia ler!"
No Templo não entram analfabetos mas tenho um desejo secreto, saber amar tão bem como sei ler e escrever!

3 comentários:

Ná Lima disse...

Como dizem que o pior cego é aquele que não quer ver eu gigo, o pior analfabeto é aquele que teve a oportunidade de aprender mas não sabe aproveitar nem usufluir. Muito bom seu blog! Voltarei mais vezes!
Abraços!

deep disse...

Quando sou intolerante, quando não sei ler os sinais de tristeza ou de solidão nos que me rodeiam, sinto-me analfabeta!

Ontem, no nosso jantar, a certa altura, senti-me analfabeta, quanto te ouvi discorrer sobre um assunto... depois digo!

Até amanhã! :)

Bjs

CCF disse...

Era bom, era...:)
Mas que há analfabetos afectivos, lá isso há.
~CC~