quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Culpa Morre Solteira


Retirada de "In my darkest hour"

(...)
"As pessoas com sentimento de culpa não sofrem de depressão nem de baixa auto-estima."
(...)
"Nas culturas orientadas para a culpa a pessoa assume os valores e regras como seus, como algo que tem que ver com aquilo que é e quer ser. Já as pessoas (e culturas) com tendência para a vergonha têm essas regras e valores muito dependentes do exterior. Embora não deixem de os admitir como seus, fazem-no mais por uma sensação de dever, por uma preocupação com a sua imagem social e não tanto por convicção profunda."
(...)
João Moreira, Professor de Psicologia in Notícias Magazine de 12/04/09

Após a leitura deste artigo só pensava de que forma podemos educar para a culpa e não para a vergonha ou seja como obter, no final de um ciclo de ensino, uma catrefada de culpados em vez de um magote de envergonhados?
A escola promovida por Semideuses e ouso escrever a cultura transmitida pelos mesmos, é orientada para a educação da vergonha. Uma pergunta frequente quando fazemos uma "asneira" é "Não tens vergonha?" e nunca "Não tens culpa?" O resultado é uma série de envergonhados deprimidos!
Agora entendo a frase "A culpa morreu solteira", ninguém a quer por companheira! Dá muito trabalho, faz sofrer, obriga à introspecção, obriga a fazer escolhas e a assumir as consequências de forma individual. A vergonha, por outro lado, ajuda-nos a esconder no colectivo, facilita as escolhas e é suave no castigo.
Para entrar no Templo vou ter que me libertar desta companheira maldita que me atormenta nas horas mais inconvenientes! Tentar dormir e a maldita a dar o seu sermão predilecto! O primeiro passo é comprar uns comprimidinhos e preparar-me para a depressão!

1 comentário:

Anónimo disse...

Este é um tema que domino!!!
De facto sinto me culpada e varias vezes com vergonha..
Mas o que mais me atormenta é no percurso de expiação nunca ter a certeza de qual o momento em que devo parar.. ou se devo, ou se isso me leva a lado algum...

Bjs Vânia