domingo, 21 de setembro de 2008

Contradição


Imagem retirada do blog "Argumentações do Brejeiro"


"Quando nos contradizemos é sinal que evoluímos. As convicções estáticas são um empecilho..." Móises Salgado, in Contos Divagações e Outras Mentiras


Na Ciência podemos dizer que uma verdade é um erro à espera de vez (adaptação de uma frase que penso ser de Virgílio Ferreira), ao nível do auto-conhecimento poderíamos dizer que uma convicção é uma contradição à espera de vez. Como Infame convicto vou contradizer-me ao assumir que a coerência é uma incoerência à espera de vez. E aqui reconheço que a evolução dos Semideuses se deve à sua grande capacidade de transformarem uma coerência em incoerência muito rapidamente. Para um Infame essa transformação tem que ser mastigada, digerida, reflectida, encaixada, justificada,.... mas quem somos nós? Meros Infames, seres pouco evoluídos!

1 comentário:

Patareco disse...

Mandelbrot (em objectos fractais) refere que em ciência a verdade de hoje é contradita amanhã, muitas vezes pelo mesmo cientista.
Se na suprema doutrina de Descartes, que utiliza regras e métodos rigorosos para perseguir a verdade isto acontece, porque raio somos chamados de incoerentes quando,às vezes, mudamos uma mera opinião, essa sim, desprovida de qualquer valor científico?

Parabéns pelo blog!