terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Verdade


"Com sua voz grave, de inapelável sentença, acrescentou curioso detalhe: não só a verdade está no fundo de um poço, mas lá se encontra inteiramente nua, sem nenhum véu a cobrir-lhe o corpo, sequer as partes vergonhosas. No fundo do poço e nua.
(...)
No entanto, por mais que ele me explique tratar-se apenas de um provérbio popular, muitas vezes encontro-me a pensar nesse poço, certamente profundo e escuro, onde foi a verdade esconder sua nudez, deixando-nos na maior das confusões, a discutir a propósito de um tudo ou de um nada, causando-nos a ruína, o desespero e a guerra.
Poço não é poço, fundo de um poço não é o fundo de um poço, na voz do provérbio isso significa que a verdade é difícil de revelar-se, sua nudez não se exibe na praça pública ao alcance de qualquer mortal. Mas é nosso dever, de todos os nós, procurar a verdade de cada fato, mergulhar na escuridão do poço até encontrar sua luz divina."

in, " Os Velhos Marinheiros" de Jorge Amado

1 comentário:

Anónimo disse...

Nós próprios somos poços assim, fundos, onde a verdade se oculta. Só descobrindo essa verdade conseguimos vislumbrar a verdade dos outros. A tarefa é árdua, porque as verdades são instáveis e acabam por dar sempre lugar a outras verdades - na vida de cada um como na ciência.

Bjs