segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Contos de Fada


Retirado de www.raulgil.com.br

Ultimamente, em conversa com alguns Semideuses, apercebi-me da influência dos contos de fada na vida dos mesmos. Desde o nascimento que lhes estimulam o cognitivo, a criatividade, o sonho,... com a Cinderela, a Branca de Neve, a Gata Borralheira e o que fica? Uma série de expectativas. Um dia terão um palácio onde viverão com a amada princesa e os infantes. Todos os fins de semana darão jantares e bailes para a família, que será maravilhosa desde a sogra aos primos. o homem será o cavaleiro andante, forte e glamoroso, que tudo resolve. A mulher será bela e boa mãe. Tudo terá um tom dito cor-de-rosa, desde as pétalas das flores no jardim do palácio até ao vestido da amada. O grande problema é que um dia acordam e olham à volta e a única cor que os rodeia é o cinzento. O palácio é um cubículo onde os infantes correm aos gritos porque não há jardim com flores ou sem elas, a amada tem um ar cansado muito pouco atractivo e o príncipe, um sapo incapaz sequer de pagar as contas e o que fica? Uma série de frustrações que aniquilam, comprimem e a sensação de que a vida afinal não tem sentido. E as consequências? Queixas diárias! O dinheiro, o frio, a gordura, o vizinho, o futebol,.... E com esta vida tão rica vão existindo sem sequer se darem conta de que no passeio, todos os dias citado na conversa como esburacado, floriu uma pequena margarida que nunca ouviu falar de príncipes e princesas e saboreia a corrente de ar provocada pelos passos apressados cheios de lamurias. Nunca entrarei no Templo se não houver um feitiço que me faça esquecer que um dia vi aquela margarida!

5 comentários:

Anónimo disse...

Sempre adivinhei, para lá do "... e foram felizes para sempre.", uma vida muito menos atractiva do que nos quiseram fazer acreditar. As histórias lavam as mãos e deixam-nos a árdua tarefa de sobreviver depois do desencanto...

Até amanhã. Bjs

Anónimo disse...

Mas afinal não é o sonho que comanda a vida?... ou ela deixa de existir quando se toma consciência que são sonhos?

Provavelmente nem uma coisa, nem outra.

Continuo a achar que é bom sonhar, nem que seja por momentos, breves momentos... daqueles que emolduramos e pomos na parede da memória.... acreditar que é possível. Por muito que já não me surpreenda continuo a sonhar, embora tente não "descolar" totalmente os pés do chão.

Acas

Patareco disse...

invejo a margarida, mas também ela sonha, por vezes, com os contos de fada...

em 2000 (22 anos)
- Sudoeste = festival, música, praia, surf, festa

em 2009 (31 anos)
- Sudoeste = caracóis ao pôr do sol, conversas, longas conversas, recordar os da minha geração, ver a nova geração. Depois o festival...

As margaridas também mudam!

Anónimo disse...

Hum...para ter visto a margarida que poeticamente "saboreia a corrente de ar" talvez um dia tenha sonhado!
Se tivesse crescido com a ameaça permanente da morte, se ao invés de lhe terem incutido os sonhos cor-de-rosa dos contos de fadas, se em lugar de afectos lhe tivessem incutido medo e violência, olharia para a margarida como olha?!
E a ironia da "vida tão rica" desses que vivem um certo modelo não será apenas outra faceta da irónica vida muito rica de quem cheio de teorias pensa que sabe tudo? Pensa que até pode escolher o caminho da feliciadade dos outros?

O que é afinal uma vida rica?
E que mal há em sonhar?
Os semideuses por serem só semi, não têm pretensões de absoluto...

Infame da Vileza disse...

Caro anónimo
Obrigado por ler e comentar!
Não importa o modelo seguido, o que é importante é ver a margarida!
Como é possível ter sido mimado ao som de contos de fada e não ver a margarida?
Quem sonha vê a margarida!
Um Abraço