segunda-feira, 16 de junho de 2008

Condescendência ou Arrogância

Nesta árdua luta pela entrada no Templo fico cativo de dualidades. Hoje, mais uma que veio ao meu encontro para me mostrar que sou prisioneiro nesta caminhada.
Para que os Semideuses não me barrem a entrada no Templo mostrei a minha arrogância, própria dos habitantes do Reino Vil da Infâmia, camuflada de atitude de superioridade paternalista. Fui de uma insolência altiva e audaz demonstrando o meu orgulho na Infâmia mas tive medo de deitar tudo a perder. Anos de batalha por um lugar no Templo não podem ser desbaratados por um orgulho vão. Então, usei uma das armas dos Semideuses, a condescendência. Fiquei feliz, e pensei estou mais perto do Templo! Depois, a arrogância voltou, pareceu-me mais honesta, mais genuína, mais inteligente, mais respeitadora. A condescendência surgiu-me ignorante, sectária, tolerante, e odiei-a!
Prefiro a agressividade da arrogância ao cinismo da condescendência!
Acorda, precisas de entrar no Templo! Por favor, um cálice bem cheio de condescendência que estou sequioso!

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma indiferença serena talvez seja, em determinadas situações, o melhor caminho... Contudo, nem sempre é possível mantermos a cabeça suficientemente fria para que consigamos seguir esse caminho. Antes de tudo, somos humanos e, como tal, temos direito aos nossos momentos de raiva, de arrogância e de condescendência. :)

\m/afarrico disse...

Permita-me Vil Infame, que lhe dirija em forma de comentário a este seu post, uma resposta que não sendo pretensiosa o procura ser.

Compreendo, de forma totalmente empírica, a duvida que o assalta na escolha entre a arrogância e a condescendência, como forma de afirmação por entre esses a quem denominais por semi-deuses!

Pelo que depreendi da leitura atenta de outros escritos seus, semi-deuses serão aqueles que não o sendo pretendem sê-lo. Imagino que a entrada no templo a que se refere seja portanto, uma referência figurada a uma passagem de estádios, assim uma espécie de ascensão, correcto? Errado caro vilão, errado!

Sois vós quem estais melhor posicionado no vosso Vil Reino da Infâmia.
São eles que deverão evoluir e descender ao, permita-me dizê-lo, nosso nível.

Se não vejamos, a arrogância e toda a agressividade que a coroa, é um dos 7 clássicos pecados mortais, ie, uma das ferramentas básicas de captação de almas perdidas, um comportamento induzido e não uma opção de quem a usa como escudo protector.

Já o mesmo não se pode dizer da condescendência. Essa sim uma arte de insinuação e manipulação. A arte da espera, do aparente rebaixamento de quem a pratica, que provoca uma falsa sensação de superioridade naqueles que, movidos pela arrogância, caiem assim incautos nas teias que lhes tecemos e pelas quais os arrastamos finalmente e silenciosamente… um a um descem lentamente aos Infernos… o tempo está do nosso lado.
\m/

Anónimo disse...

Infame da vilania ou vilanês, nunca se entra num templo, nunca!
A arrogância não é atributo dos deuses nem semideuses ou lá o que isso é ....
Um Infame vê sem entrar, e anda arredado das coisas inventadas por fora... Não sei , talvez seja isso, não... ?
cordialmente
jose ribeiro marto (JRM)

Anónimo disse...

Tenho estado atenta aos blog's que estão sob a tua alçada e a este também. Andei à espera de comentar com voz, mas ainda não foi a hora e talvez não venha a ser. A condescendência e a arrogância talvez se mascarem tão bem que uma passa ser a outra no mesmo indivíduo, sem que o outro se aperceba.
Lugar no Templo?

Não acredito dessa forma...

Anónimo disse...

pois é , infame , é mesmo assim , haja muita gente a dizer coisas, neste blogue infame , e vilão ... eu sou JoSé Ribeiro Marto( JRM)
infamemente
ah , se não me quiser cá mande-me embora , já !