domingo, 2 de novembro de 2008

Melindrar


Melindrar, verbo transitivo que significa ofender, magoar, ferir, susceptibilizar,... verbo pronominal que significa sentir-se ofendido, amuar,... Um verbo que me tem sido imposto nos últimos dias pelos Semideuses na minha saga para entrar no Templo. Começo a acreditar que é o verbo-estratégia dos Semideuses para manipularem a atenção, o comportamento dos Infames.
A questão é como se tornaram mestres do melindre. Porquê? Como?
O como talvez seja mais fácil de responder, resultou e não mais pararam de o usar em qualquer circunstância. O porquê é mais difícil, atrevo-me a pensar que quem o usa vive através dos outros ou seja vida própria empobrecida ou então estão habituados a serem bajulados e nunca foram contrariados. Penso que muitos confundem as relações profissionais com as pessoais encarando situações profissionais como ataques pessoais. Outros têm expectativas altas em relação ao outro. O síndrome do melhor amigo depois de 3 meses a trabalhar lado a lado! E o melhor amigo melindra-se, amua quando não é convidado para um jantar com os amigos de sempre. Como é possível?
Se alguém me conseguir explicar agradeço. A minha entrada no Templo seria facilitada se eu o soubesse usar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não me parece que seja uma estratégia propositada de chamar a atenção. É talvez uma questão de hipersensibilidade ou de estado de espírito. O grau de "melindre" pode variar, perante a mesma situação, se nos sentimos mais ou menos frágeis ou inseguros. Há dias em que um gesto não tem a menor importância; há outros em que assume proporções de ofensa.
Quem se sente ofendido revela mais insegurança do que necessidade de ser bajulado... É a minha opinião!

Até logo! Bjs