segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Olor


retirado de www.oamador.com

O nosso olfacto percepciona olores ou odores ou cheiros e envia mensagens ao nosso cérebro que se podem tornar incomodativas. Quando esse estímulo provém dos corpos, o "exalador", a sensação pode tornar-se bastante desagradável. Os proprietários destes "exaladores" não primam pela higiene, e distribuem suor, chulé, ... e outros olores poéticos, para quem os quer e para quem não os quer "apanhar".
No passado fim de semana fui brindado pela presença de vários "exaladores" deste calibre numa sala pequena e mal ventilada. Em vez de estar a saborear outros paladares fui invadida, porque alguns odores são persistentes e indelicados, por algumas maravilhas provenientes dos cabelos, dos sovacos, dos pés, das roupas,... A invasão foi de tal calibre que, por diversas vezes senti tonturas, e já nem sabia definir a proveniência destes ataques. Partilhei a minha angústia e pavor com algumas colegas e fiquei surpreendida pela ligeireza com que encaram a guerra que lhes descrevi. Esta ligeireza é grave uma vez que também foram bombardeadas e nem se aperceberam e como verdadeiras almas caridosas ainda justificaram com as mais belas palavras (não é primeira vez que as ouço) "coitados, não têm culpa". Quem tem culpa então? Eu, porque tenho uma células olfactivas muito sensíveis. Após horas de reflexão cheguei à conclusão que de facto sou culpada. Coitados, são defensores acérrimos do ambiente e não gastam água nem poluem as águas com os restos de sabonete. E eu, grande pecadora, não os percebi! E mais, necessitam de manter uma imagem coerente com aquilo que defendem. Alguém cheiroso, limpo, barba aparada, cabelos lavados não pode pedir que se poupe água ou que não se consuma milho trangénico, ou....não seria credível.

1 comentário:

JOSÉ RIBEIRO MARTO disse...

Como é que se misturam as coisas , como é ?
cordialmente_________________
JRMarto