quinta-feira, 17 de julho de 2008

Bonecas Russas


A inveja é um substantivo feminino e, eu diria tipicamente feminino, provocado pela felicidade, prosperidade e gozo de outrem e que se manifesta com um perfume à base de ódio, desgosto, desejo irrefreável. Este sentimento não é tolerável, mesmo entre Semideuses, e então há que o dissimular e aí surge o desdém, mais aceite e até admirado. O desdém é um substantivo masculino e como tal mais discreto, mais racional,...e manifesta-se por um desprezo arrogante, altivez, indiferença velada,... Se pensarmos nas bonecas russas encontramos por fora a boneca do olhar paternalista, logo a seguir a boneca com sorriso de desdém e por dentro desta a boneca que se mortifica com sentimentos de inveja.
Nos encontros com Semideuses, por vezes, as bonecas abrem e individualizam-se. A causa é sempre um comportamento Infame. Como crianças curiosas não conseguem ver tão belas bonecas sem as abrirem.

2 comentários:

JOSÉ RIBEIRO MARTO disse...

EXCELENTE, EXCELENTE VILÂO !
Escreva , escreva , que eu tenho um imenso prazer em lê-lo,... Haja quem discorde, e se pronuncie, também é saudável....
Imfamemente, um abraço!
José Ribeiro Marto

Anónimo disse...

Eu que já tive um certo fascínio por bonecas russas, nunca tinha as tinha visto dessa maneira...

O desdém pode ser uma palavra masculina, mas de uso muito mais feminino, assim como a inveja. Pelo menos, é o que tenho observado.

Bjs