sexta-feira, 11 de julho de 2008

Fracasso ou Fiasco?


Ontem estive a vegetar acompanhado de três filmes. Nenhum me marcou pela sua mensagem ou originalidade mas um deles fazia a distinção entre Fracasso e Fiasco. Hoje, coloquei os dedos ao caminho e descubro que apesar de poderem ser utilizados como sinónimo têm muitas diferenças. O Fracasso é masculino e pode ser utilizado para descrever ruído ou estrondo de coisa que se quebra, insucesso, mau resultado, fiasco e desastre. O Fiasco é, também, masculino e deve ser utilizado quando estamos perante resultado desfavorável, ridículo ou vexatório, fracasso, vergonha, mau sucesso e estenderete. A minha busca não ficou por aqui visto surgir-me a palavra estenderete desconhecida até então. Estenderete, também masculino, arredonda má figura em acto público mas também pode ser pergunta ardilosa com o intento de embaraçar alguém.
A duvida surge, quando é o Fracasso e quando é o Fiasco a fazer das suas?
Os amores perdidos são ruídos estrondosos de coisa que se quebra.
Na conquista o resultado pode ser ridículo ou mesmo vexatório.
No trabalho o resultado, por vezes, é desfavorável.
Os Semideuses gostam de estender estenderetes aos Infames.
(...)
Na caminhada para o templo estes dois vocábulos são os traquinas de serviço.

2 comentários:

Anónimo disse...

Fiasco tem uma carga mais negativa, é como se as expectativas tivessem sido uito altas... Conhecida "estenderete" como sinónimo de "confusão" "desarrumação".

Preparado para o passeio de amanhã? Torçamos para que não seja um fiasco! :)

See you... Bjs

Anónimo disse...

As palavras e o género, aqui diferentes do género gramatical que nos ensinam os compêndios, mas não todos, noutras línguas serão diferentes , e aí talvez outras ou mesmas palavras ganhem outro género , ou géneros... A pensar e eu infamemente
JDRGPMarto