quarta-feira, 2 de julho de 2008

Maternidade


A dada altura surgiu-me no livro "Expiação", de Ian McEwan, algo que já senti inúmeras vezes.
Quem não tem filhos por opção ou é digno de pena ou de inveja e estas duas emoções encontram-se, por vezes, na mesma pessoa. A pena vem acompanhada de um olhar onde se pode ler "coitado, se calhar não pode ou não arranjou ninguém"; "Este é que tem sorte, faz a vida que lhe apetece" desenha-se no olhar da inveja.
Todos os dias a certeza é maior, tal instinto não vinha no Kit deste Infame. Tento remediar tal facto rodeando-me de sobrinhos para ver se surge um sinal desse instinto e nada. A certeza é cada vez maior!
Quem tem coragem em ousar não ter filhos porque não quer e ainda querer ascender ao Templo? Os Semideuses não perdoam tal incoerência! Um dia destes receberei um olhar de avis rara e aí estará tudo perdido.
Sobrinhos ajudem o tio a entrar no Templo. Preciso de encontrar o instinto.

5 comentários:

Anónimo disse...

Como te percebo!Por vezes, também sinto esses olhares, ora de pena, ora de inveja. As pessoas que não nos perdoam termos alguma liberdade são as mesmas que nos condenam e nos desprezam por não termos seguido a via considerada "normal". Apesar de não acreditar nelas, não esqueci as palavras que alguém uma vez me disse: "Quem não tem filhos é porque Deus entende que não merece tê-los." Nós sabemos que não é assim.
Enfim, presos por ter cão, presos por não ter...

Bjs

Anónimo disse...

eu amo profundamente , desejei ser pai, sou feliz ... e já tenho saudades de anos passados , dá-se muito , e recebe-se tanto... um dia partirá com asas de voar, saberei o que pude fazer e faço e fiz...
Percebo que a mternidade ou a pternidade são construídas socialmente, a primeira explicada magistralmente por Badinter, a paternidade também nas sociedades ditas primitivas por nós ... ontem nasceu-me um sobrinho, Santiago ...
quero ir conhecê-lo... E já sou tio avô... Tudo se cruza ... a tiedade é um sentimento florescente
também... mas tudo tem que ser alimentado....
mas, percebo imfame , o que diz e nem por aquilo que conta deixo de estar do seu lado

infamemente
José Ribeiro Marto

Anónimo disse...

É interessante reparar como a sociedade, a educação as condutas normativas ou normalizadas, ou em síntese o meio, exerce uma força sobre as pessoas que mesmos esclarecidas e pensantes não escapam à necessidade de o justificarem e de certo modo enquadrarem-se num grupo que nao é uma seita nem uma claque de futebol nem o orgulho gay ou o bando dos descasados mas um outro.
Claro que é uma opção, quando muito será por excesso de critério na avaliação e escolha mas nem disso estão livres de que seja um estado transitório.

Palavras dum semideus.
Este semideus se calhar nem o será porque não tem a vaidade de se considerar um INFAME !

Infame da Vileza disse...

Caro assistente obrigado por se dignar a comentar os meus humildes escritos.
Claro que é uma opção mas em nenhum momento o meu olhar sobre ti ou outro com opção idêntica foi de pena ou inveja! A questão não é a opção em si mas como é olhada. Só quero que olhem para mim como para ti. Não quero esse olhar de "excesso de critério de avaliação e escolha". Algum dia olhei para ti com "diminuto critério de avaliação"?
Só não quero olhares com conteúdos!
Olhei para mim como para ti e entrarei no Templo.
Um abraço

Infame da Vileza disse...

Caro assistente, no meu último comentário há um erro. Na última frase é olhem para mim e não olhei.
Um abraço